sábado, junho 24, 2006

Gratinado de frutos do mar

ingredientes (para 4 pessoas):
- 500 gr de mexilhão
- 500 gr de amêijoas
- 4 vieiras
- 200 gr de filetes de solha
- 200 gr de camarões descascados
- ½ litro de vinho branco
- 300 gr de cogumelos
- 50 gr de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha
- ½ litro de leite
- 20 cl de natas
- 50 gr de queijo emental
- 50 gr de queijo parmesão
- sal, pimenta

Modo de preparação:

Lavar cuidadosamente as conchas, esfregando-os debaixo da água corrente. Meta-as numa frigideira em lume vivo e tape. Deixo-os abrir sacudindo frequentemente o recipiente. Tirar o recheio das conchas e meta numa saladeira. Coe a água da cozedura.
À parte, deite o vinho branco e a mesma quantidade de água num tacho. Junte sal e alguns grãos de pimenta. Deixe ferver e deite os filetes de solha e os camarões durante 2 a 3 minutos.
À parte, limpe os cogumelos retirante a parte areosa dos pés e corte-os em pedaços pequenos. Deite-os num tacho com a água da cozedura das conchas. Deixe cozer durante 10 minutos sobre lume baixo, misturando.
Prepare o molho béchamel: deixe derreter 30 gr de manteiga num tacho em lume baixo. Deite a farinha até que a mistura faça umas bolhinhas. Deite o leite. Salgue e deixe cozer 10 minutos sem deixar de mexer com uma colher de madeira até que o molho fique mais grosso. Retirar do lume.
Coe os filetes de solha e os camarões e corte-os em pequenos pedaços. Junte o recheio das conchas assim como os cogumelos coadas, as natas e emental rapado e o béchamel. Misture cuidadosamente. Verifique o tempero.
Barre um prato de ir ao forno com o resto da manteiga e deite a mistura- Cubra de um véu de parmesão rapado e deixe gratinar no forno bastante quente (2ooº, termostato 6/7) durante 30 mn. Servir sem esperar.

1 comentário:

Eusinha disse...

Oh madame, a forma correcta de escrever gramas é apenas "g" e não "gr", apesar de aparecer "gr" muitas vezes.